Espaços de Nos últimos anos, os espaços de coworking ou “locais de trabalho partilhados” tornaram-se moda e estão a surgir em todo o mundo. Esses escritórios flexíveis oferecem às start-ups e aos freelancers a oportunidade de ir além de suas casas e colaborar com outras pessoas em um local de trabalho acessível. E neste período em que o número de convidados presentes é limitado pelas medidas sanitárias e distanciamento social, podem representar uma fonte adicional de renda, e uma nova clientela entre os serviços!
Mas qual é a relação entre espaços de coworking e restaurantes?
Com poltronas confortáveis, tomadas elétricas e comidas e bebidas que servem, a maioria dos restaurantes já possui estrutura para oferecer excelentes espaços de coworking. Então por que não aproveitar isso?
Restaurantes e cafés podem servir como espaços de coworking em meio período para gerar renda adicional, especialmente fora dos períodos de pico. Abaixo explicamos como o seu restaurante ou café pode se tornar um verdadeiro centro para start-ups e freelancers.
Neste artigo você descobrirá:
- O que é um espaço de coworking?
- De onde vem o apelo dos espaços de coworking?
- Quão populares são os espaços de coworking?
- Como rentabilizar um espaço de coworking?
- Porquê transformar o seu restaurante num espaço de coworking?
- Que tipos de restaurantes são bons espaços de coworking?
- Que equipamentos são necessários para que o seu restaurante se torne um espaço de coworking?
O que é um espaço de coworking?
Os espaços de coworking são sinónimo de um novo conceito de escritório, em que trabalhadores independentes, empresários, consultores, gestores de start-ups e estudantes trabalham no mesmo local, que partilham. Num espaço de coworking, geralmente é necessário pagar para ter acesso a um assento, a uma secretária ou, para grupos, a uma sala privada. Esta tarifa dá acesso a benefícios como Wi-Fi, bebidas e refeições gratuitas.
Os restaurantes e cafés já dispõem de estruturas e equipamentos que os tornam num ambiente de trabalho agradável para muitos colaboradores. Estão, portanto, começando a se posicionar como espaços de coworking, especialmente fora dos horários de pico.
Por exemplo, no seu site, você pode criar uma página dedicada para seus Dados do Telegrama com um título claro e subtítulos que destacam os benefícios e recursos. Você pode incluir depoimentos de clientes satisfeitos, bem como uma chamada para ação que incentive os visitantes a se inscreverem para uma assinatura.
Por que os espaços de coworking estão na moda?
Para o arrendamento de espaços comerciais , o arrendamento é geralmente de três a cinco anos, o que pode ser um investimento arriscado para freelancers ou start-ups, especialmente na fase de arranque.
Os espaços de coworking são atraentes para empreendedores “individuais” e pequenas empresas porque oferecem planos de adesão flexíveis, geralmente mensais.
Eles também oferecem muitas das comodidades e benefícios associados a um escritório tradicional (poder construir uma rede, WiFi rápido, impressoras, salas de reuniões etc.) sem exigir o mesmo compromisso, aluguel exorbitante ou custos de manutenção.
Espaços de coworking: populares ou não?
Há dez anos, o conceito de espaço de coworking era totalmente novo. Hoje, existem mais de 11 mil só nos Estados Unidos, e o Small Business Labs projeta que o número ultrapassará 26 mil até 2020.
De acordo com a McKinsey, um dos principais factores que contribuem para o crescimento exponencial da popularidade dos espaços de coworking é a entrada dos millennials e da geração Z na força de trabalho, juntamente com a ascensão da gig economy.
O que é a economia gig ?
A gig economy , também chamada de economia freelance, refere-se a uma evolução radical na forma de ganhar a vida.
Quer a pessoa se autodenomina freelancer , consultor ou prestador de serviços, o conceito permanece o mesmo: ela completa uma missão e depois passa para 17 лучших онлайн-работ с ежедневной оплатой a próxima. Ela não tem um emprego de tempo integral em uma única organização.
Graças à Internet, ficou mais fácil do que nunca receber pagamento pelos seus serviços. Isto é o que hoje chamamos de economia digital . De acordo com o Pew Research Center , quase 25% dos americanos ganharam dinheiro através da gig economy .
Se o atual crescimento da economia digital permanecer estável, a maioria da força de trabalho americana será composta por freelancers até 2027.
Para aqueles que se consideram parte da gig economy , os espaços de coworking são locais de trabalho perfeitos. Podem usufruir de todas as vantagens de trabalhar num escritório, sem terem de se comprometer com um contrato de arrendamento.
Como melhorar a rentabilidade de um espaço de coworking?
Os restaurantes e cafés já têm muitas das comodidades necessárias para se tornarem espaços de trabalho, mas que estratégia de preços deveriam implementar para o fazer?
Os melhores modelos de negócios de espaços de coworking em restaurantes
- À la carte
- Associação
- Híbrido
- Redes de espaços de coworking
À la carte
Neste modelo de negócio, os clientes pagam apenas pelos pratos e bebidas que consomem. Eles não pagam para acessar o espaço de trabalho.
Este modelo tem a vantagem de poder atrair phone number qa muitos novos clientes. Pois o acesso ao espaço de coworking é gratuito.
A desvantagem desse modelo de negócio é que ele provavelmente atrairá clientes que gastam. Pouco e passarão o dia inteiro no espaço de coworking apenas tomando um café. Você pode minimizar esse risco otimizando os custos e preços dos alimentos. Para os itens do menu mais procurados do seu espaço de coworking – como o café que você sabe que os clientes certamente consumirão.
Associação
Para tornar o espaço de coworking mais seleto e lucrativo, é possível disponibilizar uma taxa de adesão. Os clientes podem, portanto, adquirir um passe diário ou uma assinatura mensal para acessar o espaço de trabalho.
Este modelo funciona bem em restaurantes que servem apenas jantar. Pois o acesso ao espaço de coworking é limitado ao período da manhã e início da tarde. A assinatura pode incluir café ilimitado ou buffet de lanches.
No entanto, os cafés devem ter cuidado com o modelo de associação. Pois ele pode dissuadir alguns clientes que desejam apenas vir tomar um café para viagem. Se tem um café e pretende implementar este modelo, deve ter espaço suficiente para acomodar. Tanto os seus clientes de passagem como aqueles que pretendem usufruir do seu espaço de coworking.
Modelo híbrido
Outra possibilidade: cobrar assinatura ou cartão diário e cobrar café e refeições.
O Flow State Coffee Bar, na Filadélfia, segue um modelo de negócios semelhante. Flow State é um café que também serve sorvetes e também oferece oportunidades de coworking . Freelancers podem reservar um assento e várias horas de acesso à Internet por uma taxa nominal. Mas também podem adquirir um pacote premium que inclui café e comida ilimitados.